alfonzamariaeppinger.com

 

 

Oração para implorar graças por intercessão
da Serva de Deus Madre Afonso Maria

 PrintKontaktBack

Senhor, nosso Deus
Tu concedeste a Madre Afonso Maria, desde a sua infância, a graça de se sentir atraída pelo Mistério da Cruz e de nela descobrir o amor misericordioso com que amas todos os homens.
Deste-lhe a inspiração de fundar uma Congregação destinada a manifestar esse mesmo Amor, através do serviço prestado àqueles que sofrem no corpo e na alma, e a fortaleceste pelo poder da Eucaristia para assim participar na obra da Salvação.
A seu exemplo, ensina-nos a deixar-nos transformar pelo amor de Cristo Salvador para dele darmos testemunho através da nossa vida, junto de todos aqueles que encontrarmos no nosso caminho.
Escuta a oração que te apresentamos pela sua intercessão...............................................; e, se assim for da tua vontade, concede-nos a graça de podermos venerar Madre Afonso Maria entre os Santos do Céu. Por Jesus Cristo, Teu Filho e nosso Salvador. Amem.

Imprimatur, Estrasburgo 2004

Maison Mère - Postulation M.A.M.
2, rue Principale - B.P. 5
F - 67110 Oberbronn
e-mail: postulazionemam@libero.it

 

Uma intuição espiritual

Elisabeth Eppinger

Nasce a 9 de Setembro de 1814 em Niederbronn-les-Bains, aldeia situada no norte da Alsácia (França), numa família de modestos agricultores ; virá a ser a mais velha dos onze filhos do casal, cresce no ambiente da família, da paróquia e da aldeia.  De saúde frágil, conhece a provação da doença durante a sua juventude. Dotada de uma forte personalidade e de uma grande sensibilidade, nela habita o desejo de “conhecer Deus, de O amar, de Lhe ser agradável.”
Elisabeth vive uma experiência espiritual intensa durante os vários anos em que a doença a reteve no leito. Por volta de 1846, a sua intimidade com Deus causa a admiração de quantos a rodeiam ; o senhor padre Jean David Reichard, pároco da igreja católica a partir de 1823, é disso testemunha privilegiada. Surpreendido por aquilo que se passa com a doente , sente-se na obrigação de advertir o seu Bispo. Monsenhor Raess, Bispo de Estrasburgo de 1842 a 1887, manifesta o seu interesse por esses factos. Vindo pessoalmente a Niederbronn em Julho de 1848, fica convicto do destino particular reservado a esta jovem cristã.
Levada a contemplar Jesus Cristo, particularmente na Sua Vida e na Sua Paixão, Elisabeth descobre a manifestação do amor de Deus  oferecido a todos os homens. Mas, por experiência própria, ela sabe que o sofrimento, qualquer que seja a sua origem, constitui um obstáculo ao encontro deste amor com os homens. Assim sendo, ela apressa-se a aliviar todos os males do corpo e do coração
Esta intuição primeira do coração de Elisabeth vai ser a base da sua obra, quando, no decorrer do ano de 1848, ela se sente chamada a fundar um instituto de religiosas, secundada pelo senhor padre Reichard que se lança com fé na realização desse projecto aprovado por Monsenhor Raess.

Uma fundação

No contexto do caos social e político do século dezanove, dar a conhecer o amor de Deus é comprometer a sua vida para responder às aspirações que habitam o coração de todo o homem : maior dignidade, paz, felicidade. Esta perspectiva é característica das fundações religiosas da época.
É o que acontece com a primeira comunidade que Elisabeth e várias das suas companheiras fundam a 28 de Agosto de 1849 em Niederbronn. Tratamento dos doentes pobres em suas casas, disponibilidade para com todos, sem distinção de condição social ou de religião, eis as primeiras formas de expressão daquilo que viria a ser o serviço fraterno da Congregação. Elisabeth passa a ser Madre Afonso Maria, primeira Superiora Geral. As comunidades multiplicam-se à medida que as paróquias ou as comunas assim o solicitam : França, Alemanha, Áustria, Hungria : uma abertura cada vez maior à diversidade de meios, de culturas, das necessidades manifestadas. Durante dezoito anos Madre Afonso Maria transmite às jovens o seu desejo ardente de dar a conhecer o amor de Cristo Salvador a todos os homens através de gestos que aliviem o sofrimento e façam renascer a esperança. A missão das Irmãs do Santíssimo Salvador  foi confirmada pela Igreja em 1866.
Em Julho de 1867 o senhor padre Reichard e Madre Afonso Maria foram levados para junto do Senhor num espaço de poucos dias. O testemunho de Madre Afonso Maria permanece como um fruto da graça num coração disponível ao amor de Deus.

 

Slovakia Germany Spain Croatia France India Netherland Ukraine Hungary Italy Portugal USA Angola Kamerun Bolivia Namibia Argentína