alfonzamariaeppinger.com

 

 

Outubro 2013

Comissão para a celebração do 200° aniversário de nascimento
de Madre Afonso Maria Eppinger

 

  Tema : “ A grandeza de uma vida simples “
  Celebração do 200° aniversário de nascimento de Madre Afonso Maria

 

ESPIRITUALIDADE de MAM

 

200 rokov narodenia MAM

2. Esperança

A certeza de que a graça de Deus pode compensar todas as lacunas do coração.

  • Madre Afonso Maria pôs toda a sua esperança na misericórdia de Deus e comunicou esta esperança a todos os que vinham ao seu encontro.

  • Nas doenças que acompanharam quase toda a sua vida e também nos períodos da secura durante os quais ela não cessava nunca de rezar, ela estava cheia de esperança, porque esperava tudo do Senhor. Atormentada pelas dúvidas quanto à bondade e à misericórdia de Deus, ela se voltava para Jesus: “ Meu Jesus, eu creio em Vós; eu espero em Vós e desejo amar-Vos.”

  • Ao mesmo tempo, ela se encheu de uma grande confiança na misericórdia de Deus.

  • As instruções às suas Irmãs são cheias de incitações à confiança: “ Ponde a vossa confiança na misericórdia divina e unicamente nos méritos de Jesus Cristo, nosso Divino Salvador “

  • Com frequência ela incitava às suas Irmãs: “ Como podemos hesitar a abraçar a cruz, para nos prender totalmente a esta terra por um pouco de tempo, uma vez que a recompensa deve ser a felicidade eterna? “ Deus vela por nós muito mais do que um pai pelos seus filhos e Ele é muito mais terno que uma mãe “!

  • Sem cessar, ela incitou cada um à esperança - sobretudo os que sofrem, que duvidam, os pobres, os pecadores e ela agradecia. Ela nunca perdeu a virtude da esperança, mas a deixou crescer nela cada vez mais.

  • Aos doentes e aos moribundos, ela anunciava que Deus tem preocupação deles como um pai. Ela própria, sofredora e doente, testemunhava dessa mensagem na maneira como ela aceitava e vivia a sua doença. A seu exemplo, as suas Irmãs são chamadas a se tornarem anjos da esperança.

  • O objetivo da obra que ela fundou era esta grande esperança de que Deus vela sobre os homens e está para eles. Antes de tudo, ela queria levar esta mensagem aos que estavam no seu leito da morte.

  • Madre Afonso Maria viveu a esperança com uma confiança absoluta em Deus. Ela esperava de Deus todas as graças necessárias para o seu progresso espiritual e o sucesso da obra. Foi precisamente nos momentos difíceis da sua vida que ela manifestou a sua esperança inabalável. Esta atitude permitiu-lhe seguir o seu caminho sem dele se desviar.

    (Les théologiens, Rome 2009)

    de volta