alfonzamariaeppinger.com

 

 

Dezembro 2013

Comissão para a celebração do 200° aniversário de nascimento
de Madre Afonso Maria Eppinger

 

  Tema : “ A grandeza de uma vida simples “
  Celebração do 200° aniversário de nascimento de Madre Afonso Maria

 

ESPIRITUALIDADE de MAM

 

200 rokov narodenia MAM

4. Da caridade para com o próximo

O Amor de Deus como fonte do amor ao próximo

  • Desde a sua infância, Elisabeth Eppinger amava a Deus e lhe consagrara toda a sua vida procurando a perfeição do amor para a união mística com Cristo e para o serviço do próximo.

  • Ela era uma mulher contemplativa, vivia na presença de Deus e ao mesmo tempo, era dinâmica e criativa, comprometendo-se com ardor pelo bem-estar de seus irmãos e irmãos sofredores. Ela sentia a preocupação de levar para Deus essas pessoas em dificuldades, para que O amem e obtenha d’Ele a salvação. O seu coração estava impregnado de um verdadeiro amor por Cristo, do desejo de servi-lo no próximo de maneira que este o reconheça.

  • A finalidade da sua caridade era a salvação do homem. Ela rezava com perseverança pela conversão dos pecadores.

  • As pessoas que não tinham paz interior, que duvidavam, que estavam ansiosas, que sofriam e estavam invadidas pelas tentações encontraram, junto de Madre Afonso Maria luz, paz e consolação, graças à sua afeição e à sua ternura.

  • Ela tinha um coração particularmente amante e acolhedor para com as crianças frágeis e pobres. Ela se dedicava com uma atenção sempre amorosa a todas as suas necessidades.

  • Madre Afonso Maria velava junto dos moribundos, rezava por eles e pelos defuntos ; ela recomendava particularmente esse serviço às suas filhas.

  • O seu amor pelos doentes era uma característica essencial da sua pessoa. Esta chama de amor que ardia no seu coração manifestou-se maravilhosamente em 1854, aquando da terrível epidemia de cólera. Numa das cartas às suas filhas que cuidavam desses doentes e assumiam o risco da contaminação, ela as encorajava para um dom total delas mesmas e as convidava a sacrificar suas vidas pelo próximo, por amor de Jesus.

  • Havia também pessoas que se mostravam hostis para com Madre Afonso Maria e lhe causavam grandes penas. Não obstante, ela não lhes exprimia nada que pudesse ferir a caridade para com o próximo.

  • Na vida de Madre Afonso Maria, o amor ao próximo exprimia-se nos atos que muitas vezes eram heróicas. O verdadeiro amor para com Deus conduz sempre ao amor do próximo. A autenticidade das experiências místicas de Madre Afonso Maria encontra a sua confirmação nos atos da sua caridade para com o próximo.

    (Les théologiens, Rome 2009)

    de volta