alfonzamariaeppinger.com

 

 

Junho 2014

Comissão para a celebração do 200° aniversário de nascimento
de Madre Afonso Maria Eppinger

 

  Tema : “ A grandeza de uma vida simples “
  Celebração do 200° aniversário de nascimento de Madre Afonso Maria

 

ESPIRITUALIDADE de MAM

 

200 rokov narodenia MAM

10. A Pobreza

A aspiração ao serviço em nome de Cristo

  • Madre Afonso Maria, a venerável Serva de Dieu, é para nós um exemplo autêntico de aspiração à santidade. Ela é uma mística. A sua profunda experiência do amor de Jesus torna-se para ela fonte de uma caridade concreta para com o próximo.

  • Pela sua contemplação do amor profundo dos Corações de Jesus e de Maria, Madre Afonso Maria era impelida interiormente a comprometer a sua vida, pelos actos de amor pelos outros. A autenticidade da experiência mística de Madre Afonso Maria se manifesta nos seus actos de caridade para com o próximo. « É pelos frutos que se reconhece a árvore. »

  • Um grande amor pelo próximo abrasava o seu coração e ela encorajava também as suas irmãs para viver nesse mesmo amor. Ela-mesma e suas irmãs começaram as obras de misericórdia - características da nova Congregação : elas visitavam os pobres, os doentes, os moribundos nas suas próprias casas para os alimentar, os curar, os consolar e lhes levar a luz do amor de Cristo.

  • A fundadora incitava as suas irmãs para exercer a pobreza ; em cada casa, devia-se encontrar só o necessário e todo o resto devia ser distribuído aos pobres ou servir para a abertura das novas comunidades. Ela estava convencida que onde não reinava a pobreza, não havia lugar para as outras virtudes.

  • A vida de Madre Afonso Maria mostra que ela se confiou totalmente à Providência de Deus e que d’Ele esperava todos os bens espirituais e materiais.

  • A glória de Deus e a salvação das almas estão ligadas na sua mensagem enquanto o amor de Deus é ligado ao amor do próximo. No seu serviço para com próximo, ela visa a salvação de toda a pessoa. Ela amava os pobres e sobretudo as crianças pobres, ela amava os pecadores ; ela queria conduzir todos ao Salvador.

  • Já aquando da fundação da Congregação, pode-se observar em Madre Afonso Maria, um exercício heroico das virtudes cardinais e outras virtudes que ela adquiriu pela sua constante procura de Deus esforçando-se em servir em nome de Cristo - os doentes, as crianças pobres e abandonadas.

    (Os Teólogos de, Roma 2009)

    de volta