alfonzamariaeppinger.com

 

 

Julho 2014

Comissão para a celebração do 200° aniversário de nascimento
de Madre Afonso Maria Eppinger

 

  Tema : “ A grandeza de uma vida simples “
  Celebração do 200° aniversário de nascimento de Madre Afonso Maria

 

ESPIRITUALIDADE de MAM

 

200 rokov narodenia MAM

11. A castidade

Vida transparente

  • Madre Afonso Maria aspirava constantemente a uma vida perfeita. Ela estava convencida que tudo vinha de Deus, que tudo se realiza por Deus e volta para Deus. Em tudo, ela confiava em Deus sem reservas e chegou assim a um grau excepcional de vida de castidade e de todas as virtudes cristãs.

  • Desde a sua infância, ela amava sobretudo a castidade e se esforçava em vivê-la. Ela rezava ao Senhor insistentemente para ajudá-la a guardar o seu coração puro, para que ela possa servi-Lo na virgindade e morrer na castidade.

  • O dia da sua primeira comunhão, Elisabeth renovava no seu coração os votos de seu Baptismo e rezava a Jesus para ajudá-la a fim de Lhe permanecer sempre fiel. Ela ressentia intensamente a presença de Deus nela. Seus pensamentos estavam voltados para Deus, nada lhe interessava mais do que Deus e ela via tudo em Deus.

  • Ela tinha constantemente a preocupação para o amor com Deus, por Jesus Cristo, « o Esposo » e « o amado ». Rezava para poder amá-lo. Ela rezou para não fazer nada que desagradasse a Deus.

  • Ela não queria ser virgem apenas de nome, mas queria também ornar o seu coração de virtudes que o Senhor espera das virgens. Ela rezava à Mãe de Deus para ajudá-la a perseverar na castidade. Estava sempre vigilante quanto à essa virtude e tomou os meios para vivê-la. Ela-mesma diz : « para guardar sempre o meu coração puro, atingir a santidade e fazer sempre e em tudo a vontade de Deus, quero sofrer de boa vontade para consegui-lo. » Nessas palavras, reconhece-se seu programa espiritual, assim como a sua caminhada e sua progressão espiritual.

  • Na sua vida consagrada a Dieu, Elisabeth amava a Deus sempre mais profundamente e sua ascese tornava-se cada vez mais importante. Ela sabia desprender-se de tudo para ser mais livre para Deus. Escutava constantemente a Palavra de Deus e exercia-se nela no silêncio.

  • Pela graça de Deus, desde a infância e durante toda a sua vida ela manteve-se na castidade e se exercia através dos seus actos, seus olhares e seus pensamentos.

    (Os Teólogos de, Roma 2009)

    de volta