alfonzamariaeppinger.com

 

 

Agosto 2014

Comissão para a celebração do 200° aniversário de nascimento
de Madre Afonso Maria Eppinger

 

  Tema : “ A grandeza de uma vida simples “
  Celebração do 200° aniversário de nascimento de Madre Afonso Maria

 

ESPIRITUALIDADE de MAM

 

200 rokov narodenia MAM

12. Humildade

A continuidade do espírito apesar de todas as mudanças de situações

  • A jovem Elisabeth exercia a virtude de humildade aceitando as ordens e as advertências de seus pais e deixando-se conduzir segundo o modo de julgar deles; ela deixou-se guiar pelo Padre Reichard e pelo Bispo Raess, sem jamais se opôr à sua vontade. Seu pai espiritual esforçou-se em preveni-la de todo o excesso. Ela considerou a humilhação como caminho mais curto para se chegar à humildade. Elisabeth rezava sem cessar a Jesus para lhe conceder a verdadeira humildade.

  • É importante sublinhar que desde o início Elisabeth estava acompanhada pelo Padre Reichard, um Padre a quem Deus tinha dado muitas graças. Ele (o Padre Reichard) comunicava regularmente todas as observações a seu Bispo Raess, as submetia ao seu julgamento e à sua apreciação teológica. Madre Afonso Maria vivia a profunda humildade que é característica dos místicos católicos. Pode-se também conhecer a profundidade de sua humildade no facto que ela se via indigna de ser considerada e estimada dos outros.

  • Estamos particularmente tocadas pela sua humildade e sua simplicidade quando nos pomos em relação com as manifestações místicas que a tornaram célebre como “a Extática de Niederbronn”. Essas virtudes eminentes mostram-se sobretudo na sua obediência ao Santo Padre, ao Bispo, ao Padre espiritual, aos Padres.

  • É bem sua humildade que fez com que Elisabeth não se feche na sua doença - que a acompanhava durante toda a sua vida – mas que ela esteja sempre aberta a todos os últimos: os doentes, os excluídos da sociedade, os moribundos e a todos os que são abandonados. Graças à sua vida virtuosa, a doença torna-se para ela uma fonte de força e suas experiências espirituais deram vida ao Carisma da Congregação.

  • O que é fundamental em Madre Afonso Maria é que ela se tinha sempre esforçado e tinha aspirado a novas virtudes que caracterizam sua vida de Venerável Serva de Deus e que ela vivia com perfeição as virtudes teologais. O que ela fez, ela o fez por amor a Deus e sua acção era conduzida pela sua fé vigorosa e se realizava na sua atitude de humildade, no dom de si-mesma e no amor aos pobres e dos que precisavam de ser socorridos.

  • Os que conheceram Elisabeth – Madre Afonso Maria – diziam que ela desejou muito as humilhações e a cruz. Os dois não faltaram na sua vida. O exercício da humildade era para ela a condição essencial para poder se manter perto de Jesus humilhado e sofredor.

  • Fundadora, Madre Afonso Maria gostava de repetir às suas irmãs: “ A humildade enfraquecendo o orgulho, fortifica as disposições para o bem e difunde uma doce alegria na alma”.

    (Os Teólogos de, Roma 2009)

    de volta