alfonzamariaeppinger.com

 

 

Comissão para a celebração do 200° aniversário do nascimento de Madre Afonso Maria

 

  Tema: : “A grandeza de uma vida simples“

  Celebração do 200° aniversário de nascimento de Madre Afonso Maria

200 rokov narodenia MAM

 

ANO DE LA ESPIRITUALIDADE de MAM 2013-2014

1- Depois de ter aprofundado a vida de Elisabeth Eppinger, Madre Afonso Maria, e sua história, neste ano jubilar 2013-2014 pomos o acento sobre a espiritualidade da nossa Fundadora.año de la espiritualidad de nuestra fundadora.

A espiritualidade de Madre Afonso Maria é a que ela mesma viveu e que ela recebeu, sob a moção do Espírito Santo e cujos fundamentos transmitiu às primeiras Irmãs. É nosso dever, hoje, redescobrir os princípios e os motivos profundamente espirituais que a levaram a essa espiritualidade.

A sua espiritualidade enraíza-se na sua “ identidade “de fundadora à qual ela foi chamada. É o estilo próprio da sua vida, vida em que Deus tem o lugar central. É a Ele que ela quer confiar o seu coração e quer fazê-lo de todo o seu ser.

Jesus Cristo Salvador é o centro da sua vida; a cruz na qual ela fixa o seu olhar, indica-lhe a direcção e a atrai. O seu olhar não se atarda no sofrimento e na morte, mas a conduz para a Ressurreição.

Desde a sua infância, Deus deu-lhe a graça de ser tocada pelo mistério da cruz e é nele que ela descobre o amor salvador com que Deus ama todos os homens. A contemplação da cruz é para ela um caminho e é por isso que ela pode aceitar a cruz na sua vida e carregá-la.

Os teólogos que participaram no processo de beatificação da Venerável Serva de Deus afirmam que a sua vida reflecte claramente a influência da espiritualidade de Santo Afonso de Ligório, cujos aspectos essenciais são:

  • Ela se considera como instrumento da misericórdia de Deus e, em comunhão com Jesus crucificado oferece a sua vida pela salvação das almas.
  • Ela deseja ardentemente que todos os homens conheçam a misericórdia de Deus e louvem o Seu Nome.
  • Ela tem um único desejo para si própria: conhecer a vontade de Deus e confiar no Coração de Jesus.

Ela vive de maneira absolutamente original a sua relação a Deus e à Igreja : Ela toma a peito a contemplação do Mistério da Salvação, em vivê-lo, mas também em ajudar os outros a entrar nesse mistério,a fim de transmitir ao mundo uma nova maneira de viver a vida cristã. Os aspectos característicos da espiritualidade tocam ao espírito da fundadora, a fidelidade das Irmãs a este espírito e a fecundidade da Congregação que hoje se reclama deste espírito.

2- Na verdade, o espírito de Madre Afonso Maria que anima todas as Irmãs que regressam às fontes, já está fortemente enraizado na sua experiência da fundação da Congregação.

Elisabeth viveu as virtudes cristãs de maneira heróica e é o que a preparou para fundar a Congregação. Assim, ela foi instrumento de Deus para partilhar o Seu amor para com os doentes e os pobres. Ela descobre o que significa o pecado, a nostalgia desse Deus que ela ama, e compreende o sentido da oração. A oração espontânea toma, na sua vida, a forma de um diálogo e permanece assim em constante conversação x com Deus.

Ela dá uma grande importância à contemplação dos sofrimentos de Cristo. Essa forma de oração e o desejo de estar unida a Deus são actos significantes do seu caminho espiritual. Apesar de todas as mudanças que surgiram nas situações concretas da sua vida, ela permanece na sua vida espiritual, fiel aos mesmos princípios.

3- O segredo da vida espiritual de Elisabeth, mais tarde Madre Afonso Maria, encontra-se no exercício das virtudes cristãs.

Desde a sua tenra idade, Elisabeth praticava as três virtudes teologais (virtudes “divinas”) e muito cedo ela manifesta um espírito de fé, não habitual para a sua idade. Ela deu provas desse espírito de fé durante toda a sua vida e em todas as circunstâncias. Nela, a fé permanece constante e forte, mesmo durante a sua doença.

Nas suas duras provações, a sua oração interior se aprofundava e a sua espiritual continuava a amadurecer. O mistério da sua vida espiritual se alimentava nas fontes vivificantes das virtudes teologais. Ela as viveu como uma relação pessoal a Deus e a Jesus Cristo.

Madre Afonso Maria tinha uma inclinação natural de unir-se a Jesus e é assim que o seu amor se revestiu de um caracter místico. Ela o viveu em plenitude. A espiritualidade de Madre Afonso Maria é pois claramente teocêntrica e cristocêntrica.

A sua experiência espiritual está na radicalidade, na convicção e tenacidade com as quais ela viveu a sua vocação, no seu desejo de aprofundar a sua relação a Deus, em todos os atos da sua vida. E nessas realidades se exprimiam concretamente os dons da graça, o exercício das virtudes e a vida na Igreja.

Por isso, ela podia dizer com São Paulo “ já não sou eu que vivo mas é Cristo que vive em mim “ (Gal.2,20). Pode-se dizer que a sua vida espiritual, compreendida como uma vida em Cristo, como uma vida segundo o Espírito, é um caminho sempre para mais fidelidade.

Nesse caminho, o Espírito levou-a a assemelhar-se sempre mais a Cristo, em comunhão profunda de amor e de serviço na Igreja.

As virtudes cardiais e as virtudes morais, características do perfil espiritual de Madre Afonso Maria, são como uma flor que se desenvolveu no solo das virtudes teologais.

Elas trazem consigo, tal como as virtudes divinas, a mesma nostalgia para a plenitude. Madre Afonso Maria aplica-se em vivê-las através da fé e do amor de Deus, que refletem assim sua atração para Deus e para o próximo, na humildade, esperança, paciência, castidade, pobreza, no cuidado dos doentes e dos pobres. Tudo isso ela viveu-o de maneira heróica.

4- Porque queremos caminhar durante todo este ano jubilar 2013 – 2014, em companhia da nossa fundadora comum, Madre Afonso Maria, escolhemos 12 das virtudes verificadas pelos teólogos e dos quais eles afirmaram que ela os viveu de maneira heróica.

O Papa emérito Bento XVI promulgou o decreto que reconhece as virtudes heróicas da nossa fundadora. Nele notificou, entre outros : os escritos concernindo Madre Afonso Maria são as fontes autênticas para conhecer a sua espiritualidade..

É por isso que, se queremos descobrir a espiritualidade de Madre Afonso Maria, os textos intitulados : as virtudes da Serva de Deus, Madre Afonso Maria Eppinger, e que foram trabalhados a partir de documentos autênticos, esses textos serão ajudas preciosas. Eles têm um objectivo : o de fazer com que todas as Irmãs, oriundas de Madre Afonso Maria, no mundo inteiro, façam com ela um só coração e uma só alma.

Como impulso, para cada mês, propomos para vós as declarações dos teólogos sobre a vida e a santidade de Madre Afonso Maria, declarações que são, com efeito, a voz da Igreja sobre a nossa fundadora.

Cabe-nos então, durante o ano jubilar, estudar atentamente suas virtudes como um componente essencial de sua espiritualidade nas formas concretas de sua vida consagrada e assim nos familiarizar com a sua relação a Deus e sua relação com a vizinhança.

Método de trabalho :

A- As virtudes da Serva de Deus, Madre Afonso Maria : Capítulo 1-XII um capítulo por mês (de Setembro de 2013 a Agosto de 2014).

B- Um impulso para cada mês :
Alguns pontos essenciais podem ser escolhidos entre as declarações dos teólogos e ser propostos para a reflexão.

C- A Bíblia : Estabelecer os paralelos : Procurar na Palavra de Deus e partilhar os pontos paralelos ao tema do mês :a Fé, a Esperança… ( na pesquisa pessoal, cada uma pode ser interpelada)

5- As Congregações oriundas de Madre Afonso Maria dão, a seu exemplo, o primeiro lugar à vida espiritual e assim, elas querem ser uma escola autêntica de uma espiritualidade conforme o Evangelho.

Es precisamente la calidad espiritual de la vida consagrada que nuestra fundadora nos presenta a nosotras, que es capaz de estimular a las personas de nuestro tiempo que, pues de hecho, tienen sed de valores absolutos; y de esta manera esta vida se vuelve un testimonio fascinante.Precisamente, a qualidade espiritual da vida consagrada, da qual a nossa fundadora dá exemplo, toca os homens do nosso tempo, que também eles têm sede de valores absolutos, e o testemunho de Madre Afonso Maria pode fasciná-los.

Podemos acolher a vida perfeita da Veneranda Serva de Deus como umagraça,, A fidelidade das Irmãs ao espírito das origens é também uma graça e o trabalho em comum dos ramos separados da Congregação de origem é também uma grande graça.

Eis os frutos aos quais se reconhecem a árvore da nossa Congregação. Deixemo-nos, então, sempre e em toda a parte, interpelar por : “ A grandeza de uma vida simples “

Em comunhão fraterna, e em nome do Comité,

 

Sr. Katarína Krištofová, SDR

Responsável do Projecto

 

 

 

Roma, 31 de Julho de 2013, aniversário da morte da Veneranda Serva de Deus, Madre Afonso Maria.

de volta